RA 281 410 0409
Trabalho de Bioquímica – Resumo sobre o Filme Muito Além do
Peso.
Pais fazem todos os gostos dos filhos, atendendo a seus
caprichos, dizendo sim a tudo que eles querem sem saber realmente até que ponto
o que o que eles querem é algo prejudicial ou não à eles. Isso muitas vezes se dá para preencher o
vazio provocado pela falta de presença, de suas participações no dia-dia de
seus filhos; então usam as guloseimas como forma de substituição a esta não
“participação” do crescimento e educação de suas crianças. Por causa de maus
hábitos alimentares e do ambiente familiar construído por pais que não prestam
a atenção para com a saúde e a alimentação de seus filhos estamos num nível
onde a obesidade infantil tem tido um grande crescimento e com isso
comprometendo a expectativa de vida destas crianças. Segundo o Jornal de Medicina
da Inglaterra 2011, a cada 5 crianças obesas, 4 permanecerão obesas quando
adultas.
A obesidade é uma das maiores pandemias do mundo moderno,
pois está relacionada com diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares que é a
maior causa de mortalidade do mundo atual advinda do excesso de peso. A
obesidade está relacionada também com depressão, stress e alguns tipos de
Cânceres. Podemos dizer que a obesidade, o excesso de peso acaba sendo a base
destas pandemias, doenças do mundo moderno.
No Brasil, segundo estatísticas, 33,5% das crianças sofrem
com sobrepeso ou obesidade. Segundo o Dr. Balduino Tschiedel, Médico
Endocrinologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. O diabetes
causa um processo arterioscrerótico precoce generalizado, ou seja; todas as
artérias do indivíduo começam a sofrer um entupimento precoce e este
entupimento pode vir a trazer grandes alterações na visão, fundo de olho, no
rim; levando a insuficiência renal, no coração; levando a enfartes precoces,
nos membros inferiores; levando algumas vezes a amputações.
Há relatos de vários trabalhos e estudos sobre a importância
da educação na alimentação que mostram que mães dão refrigerantes na mamadeira
para crianças com menos de 1 ano. Segundo Dr. Fábio Ancona López, Médico
Pediatra, Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, as
mães fazem isso por não saberem que está fazendo algo que seja inadequado. Na
suas cabeças, se aquilo existe, há propagandas que chamam a atenção, se está
associado à saúde e bem estar e sucesso, não há nenhum motivo para que ela não
dê aquilo ao seu filho pequeno, levando assim ao comprometimento do futuro
saudável de suas crianças. Segundo dados do departamento de comunicação do
UNIFESP; 56% dos bebês tomam refrigerantes frequentemente antes do primeiro ano
de vida. O consumo excessivo de açúcar contribui para a morte de 35 milhões de
pessoas por ano no mundo, o equivalente à população do Canadá. No Brasil,
segundo estatísticas, 33,5% das crianças sofrem com sobrepeso ou obesidade. Um
indivíduo que toma uma lata de refrigerante por dia consome o equivalente a
259g de açúcar diariamente e 1.110g de açúcar tomando o mesmo refrigerante por
um mês (equivalente como a medida de 4 vezes mais da lata de açúcar). O
brasileiro consome cerca de 51 kg de açúcar por ano o que corresponde a mais de
4 kg de açúcar por pessoa por mês. Segundo Dr. Walmir Coutinho, médico
endocrinologista, presidente eleito da associação internacional para os estudos
da obesidade, as calorias provenientes de frutas e as de açúcar (refrigerantes,
sucos industrializados) são diferentes e tem um potencial de engordar as
pessoas de modo diferente.
*Um tubo de biscoito recheado equivale a 8 pãezinhos (pão
francês);
*Um tubo de biscoito apresenta na sua composição 30 g de
gordura e 50 g de açúcares;
*Em 35 g de preparado em pó para sucos/refrescos,
encontramos 28 g de açúcares e 1% de suco de fruta;
*Em 1 litro de sucos em caixa longa vida contém 145 g de
açúcar;
*Em 2 litros de refrigerante sabor uva contém 270 g de
açúcar;
*Em um pacote de batata frita há 77 g de gordura.
Hoje temos não só adultos, mas crianças altamente viciadas
em alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sal. Os alimentos saudáveis
muitas vezes são mais caros que os alimentos que fazem mal para a saúde e sendo
assim o aumento crescente de vendas destes tipos de alimentos que contaminam ou
comprometem a saúde das crianças e de adultos.
A indústria alimentícia gasta bilhões de dólares no
marketing para a venda de seus produtos com propagandas onde utilizam uma falsa
mensagem que associam seus produtos com valores humanos como: saúde, sucesso
pessoal, família feliz, alegria, natureza e etc.; com isso leva as pessoas a
crerem que aquilo que estão comendo são alimentos que não são prejudiciais para
sua saúde. As cadeias de restaurantes fast food, fazem uso de personagens
queridos de desenhos animados, do cinema e de filmes como um chamariz para
venda de seus produtos alimentícios. As crianças gostam de frequentar estes
lugares muito por conta do brinquedo que é oferecido. Para a Dra. Clarisse
Silbiger Ollitta, Psicanalista, Coordenadora de Cursos em Obesidade do
Instituto Sedes Sapientice; está implícita na propaganda destes produtos uma
hierarquia de valores onde dá a entender que uma caixinha de suco vale muito mais
que uma fruta. Circula um código de poder aquisitivo onde diz que se a criança
não tem ou compartilha daquilo, ela não pertence a um determinado grupo, isso a
faz sentir-se humilhada e ninguém quer sentir-se menos, por outro lado temos os
pais que sentem-se orgulhosos por propiciar bens de consumo como brinquedos,
refrigerantes, biscoitos etc., primeiro
porque muitos não tiveram, e se sentem orgulhosos com a possibilidade de
propiciar algo que eles não tiveram; segundo é que não irão deixar seus filhos serem
discriminados; porque de fato aquele filho que leva a fruta é visto como
diferente. Isso se estende para as marcas de roupas, calçados, as viagens e até
mesmo a canetinha”. Há discriminação por parte da sociedade para com o obeso, a
criança obesa se sente excluída pelos apelidos que recebe, sofre sentimentos
dolorosos e entre muitos outros fatores, a obesidade é um desastre na auto
imagem da criança, levando-a ser um adulto com sérios problemas psicológicos.
A mudança só pode vir quando o consumidor rever e descobrir
os seus valores e o poder que tem em suas mãos para que assim tenham a
possibilidade de ter um futuro mais saudável e melhor no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflexão e equilíbrio sempre !
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.