quinta-feira, 22 de maio de 2014
Resumo Aula Bioquímica 21/05
Átomo é um elemento químico que forma molécula, que forma célula, que fazem reações químicas e que geram vida.
Principais Moléculas são:
70% à 80% = Água 2% à 3% = Lipídios 1% = Ácidos Nucleicos
10% à 15% = Proteínas 1% = Glicídios 1% = Sais Minerais
A quantidade de água no mundo é de 70%. A porcentagem de água doce é de 4% e deste total, 1% está na superfície os outros 3 estão no subterrâneo, chamado aquíferos e o Brasil é um dos países que mais tem água no mundo. Ele tem o aquífero Guarani. Segundo pesquisas a quantidade de água do Brasil é o suficiente pra matar a sede do mundo por uns 4 anos.
A grande parte das mortes no mundo e uma das maiores no nosso país (principalmente no nordeste) é por causa de água contaminada por uma bactéria Escherichia Coli (E. Coli) que chega ao nosso trato intestinal (microbiota) causando diarreia, desidratação.
No nordeste o pH da água é mais baixo devido a sua grande acidez. Isso atrapalha muito o funcionamento de todo nosso sistema.
Cada um de nós tem dentro do nosso trato intestinal de 500 bilhões a 1 trilhão de E.Coli. São bactérias comensais. Mas existe E.Coli diferente de cada indivíduo. A manipulação de um alimento sem lavar as mãos ao sair do banheiro pode contaminá-lo com esta bactéria que entrará em conflito com a hospedeira natural do nosso organismo, elas passam a se multiplicar, reproduzir rapidamente e isso faz com que o sistema de defesa do organismo exclua todas desencadeando a diarreia que deve ser monitorada com hidratação para não causar falência do organismo. No nosso organismo temos praticamente todas as bactérias e micro-organismo que existe e vivem no mundo, mas tudo de uma forma controlada.
A água é necessariamente importante para todos os seres vivos, toda ação é constituída de água. Os seres procariontes que são seres unicelulares primitivos ( bactérias) são constituídos de 80% de água. O ser humano (homem adulto) é constituído de 70% de água e os bebês são constituídos de 80%. O feto de 90% à 94% de água nos 3 primeiros meses. Até 1 ano de idade a criança não precisa tomar água porque o leite materno tem tudo o que ela precisa.
A quantidade de água no mundo é de 70%. A porcentagem de água doce é de 4% e deste total, 1% está na superfície os outros 3 estão no subterrâneo, chamado aquíferos e o Brasil é um dos países que mais tem água no mundo. Ele tem o aquífero Guarani. Segundo pesquisas a quantidade de água do Brasil é o suficiente pra matar a sede do mundo por uns 4 anos.
O corpo precisa de 7 litros de água, deste valor, 2 devem ser por ingestão de água.
O equilíbrio hídrico no nosso organismo se dá através de:
Entrada = A água entra no nosso organismo através de dieta (água + alimentação),
Saída = A água sai através dos Rins que fazem a limpeza, fezes, transpiração, respiração.
A concentração de H+ deve ser mantida constante e não pode haver mudanças bruscas. Toda reação química só vai acontecer se houver uma solução aquosa e quem faz todo este controle deixando tudo equilibrado no nosso corpo é o pH (equilíbrio de ácido básico).
Por definição pH é a atividade iônica do hidrogênio (H). O pH das soluções varia numa escala de 0 a 14 onde a temperatura é de 25°C.
0 à 6 chamamos de zona ácida.
7 é a zona neutra
8 à 14 chamamos de zona alcalina
A concentração de pH interfere na função celular, deve ser mantida constante de acordo com cada região do organismo. Exemplo de alteração na concentração de Hidrogênio no músculo cardíaco (miocárdio):
Alteração Hormonal,
Alteração na permeabilidade de membrana celular,
Diminuição da oxigenação,
Inatividade de enzimas.
pH normal do sangue é de 7,15 à 7, 45
Acima deste valor (7,9 à 14) e abaixo de (7,15 à 0) já há a alcalose, doença, morte celular.
A faixa de segurança que se trabalha nos exames de laboratório com o pH no sangue é de 7,35 - 7,45 quando se faz um exame de gasometria.
Até 7 pode acontecer de nosso pH chegar e ficar um pouco ácido mas sem danos a nossa saúde e aí começa a ser produzido um ácido chamado ácido Lácteo que abaixa o pH e faz com que sentimos dores no corpo por exemplo quando começamos a treinar, andar muito rápido, correr. A dor se dá porque está sendo produzido muito ácido lácteo. Neste momento o ideal é parar, tomar água e assim trabalhar com o sistema de tampão.
A respiração e a produção de bicarbonato é a todo momento.
Sistema Renal que é o sistema urinário - A cada batimento do coração é formado uma gota de urina
O normal do batimento cardíaco em repouso é de 60 à 90. Dependendo do biotipo da pessoa (stressada, sangue mais quente), 100 é tolerável. Acima deste valor em repouso quer dizer que a pressão terá que ser maior, pois tem que mandar mais sangue para todo o corpo e com isso há o aumento da pressão arterial.
Uma pressão arterial acima de 140 por 80 ( famosa 14 por 8) é considerada hipertensão, mas pode ser controlada através de diminuição de sal, cuidar do nível de stress.
Nosso corpo é formado de ciclos, chamados de ciclo de 7 anos.
Quimicamente as mudanças acontecem pelas alterações na constituição das 100 bilhões de células que formam nosso corpo. Há uma renovação celular a todo momento. Nossa pele, a epiderme, esta camada mais superficial a cada 311 minutos morre, descama. Uma pessoa que tem psoríase tem esta descamação, morte celular da pele a cada 70 minutos aproximadamente. É uma doença que não tem cura e 99% é causada por fatores emocionais. A emoção mata nossas células. Da mesma forma que nossas células da parte externa de nossa pele morre é substituída, nossos órgãos também passa por isso, mas num processo mais lento. Toda nossa parte óssea é renovada a cada 7 anos. A cada 7 anos temos um ser novo.
AMINOÁCIDOS (a.a)
são moléculas formadas basicamente por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
O percursor dos hormônios são os aminoácidos. Há mais de 300 tipos de a.a conhecidos.
20 são importante para o nosso corpo.
10 Endógenos - são considerados essenciais, são aqueles que pegamos na comunidade que é o alimento, água (dieta)
10 Exógenos - são considerados não essenciais; são os que o organismo produz, ex: triptofano que libera a serotonina que faz o ciclo sono / vigília. para produzir este hormônio é preciso de energia para a célula e esta energia vem através do alimento, água (dieta).
Os 20 tipos se diferem pelo radical R que dá a cada a.a características de solubilidade e cargas diferentes.
Proteína é um grupo de aminoácidos, uma proteína tem no mínimo 50 a.a
Basicamente nós somos formados pelos elementos químicos mais famosos que são: C (carbono), H (hidrogênio), O (oxigênio), N (nitrogênio). Entra um pouco de F(fósforo), E (enxofre), e outras substâncias em menores quantidades. Estas são as principais e as formadoras de aminoácidos (a.a).
PEPTÍDEOS - É a ligação entre aminoácidos. (1 a 49).
50 acima são chamados de proteína.
Glucagon tem 9 a.a que é o hormônio pancreático que tem a função de eliminar as moléculas oxidantes, ele é liberado quando está em jejum para mudar nosso processo digestivo, trabalha junto com todos os ácidos que tem no nosso intestino.
Glutationa tem cadeia 3 a.a tem função de reduzir, evitar a oxidação do organismo.
Ocitocina tem cadeia de 9 a.a = hormônio do prazer
Bradicinina tem cadeia de 5 a.a = faz o sistema imunológico agir sobre qualquer tipo de lesão, é mediador de inflamação.
Encefalinas tem cadeia de 5 a.a = causa analgesia e sensação de bem estar, diminuindo a dor.
Vasopresina tem cadeia 9 a.a = função é manter o equilíbrio hídrico.
Insulina tem 5 a.a é produzido no pâncreas, tem função de diminuir a quantidade de açúcar no sangue.
O hormônio GH é o hormônio do crescimento que é produzido pela glândula hipófise (sistema nervoso central). É liberado apenas quando estamos dormindo sem ausência de luz, depois das 3 primeiras horas de sono que são para o relaxamento muscular quando passamos a estar num nível de sono chamado de sono Rem ( quando temos sonhos). Neste processo ocorre a Homeostasia onde o sistema de defesa de nosso corpo faz uma "faxina" eliminando células que estão comprometidas, que não estão funcionando.
A Ocitocina é o hormônio considerado da felicidade. A mulher libera este hormônio na gravides durante o trabalho de parto natural e na amamentação.
Mecanismos de controle do pH
1 - Sistema Renal ---- H+ urina ácida
Hco3 (bicarbonato) urina básica
2- Sistema Respiratório (rápido)
Respiração = inspira oxigênio e expira Co2 (gás carbônico)
Hiperventilação = elimina Co2
Hipoventilação = retém Co2
3 - Sistema Tampão
Sistema químico pro ácido fraco e base conjulgada onde sua função é evitar alterações bruscas no pH.
Tipos de sistema tampão
Proteínas (grupo de aminoácidos) = age dentro da célula
Hemoglobina = age na hemácia (célula do sangue)
Bicarbonato
H2O + CO2 - H2 CO3 - HCO3 + H+
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflexão e equilíbrio sempre !
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.