Sempre que estivermos falando em sistema, estaremos falando em conjunto de órgãos que tem um objetivo em comum, por ex;
Sistema respiratório = Formado por um conjunto de órgãos que tem como objetivo troca gasosa; deixar o oxigênio entrar e facilitar saída de gás carbônico. Todos os órgãos que trabalham com a mesma função, acabam formando um sistema. Para que consigamos ter um sistema respiratório, urinário, renal, precisamos ter um conjunto de órgãos trabalhando juntos. Para que se forme um único órgão, é preciso de vários tecidos, ex. Um destes órgãos respiratórios é o pulmão, para que se forme um pulmão é preciso de vários tecidos pulmonares que quando sobrepostos formam um pulmão. Portanto, a união dos tecidos pulmonares formam o órgão que conseguimos visualizar que é o pulmão e para que se forme um único tecido é preciso de um conjunto de células com a mesma função. No caso do sistema respiratório, temos um conjunto de órgãos respiratórios que trabalham em sincronia, Traqueia, Brônquios, Pulmão, Laringe, Faringe, Nariz, estes órgãos trabalham em conjunto para formar o sistema respiratório. Para formar cada um destes órgãos é preciso da união de tecidos; no caso da Traqueia, tecidos que vão formar a traqueia, no do pulmão, tecidos que vão formar o pulmão e para que se forme cada um destes tecidos precisa-se de um conjunto de células desempenhando a mesma função. No pulmão tem um conjunto de células pulmonares, estas células pulmonares são invisíveis a olho nu, só podem serem vistas através de microscópio e quando elas se agrupam, formam o tecido pulmonar que é visível a olho nu. E o pulmão que tem como papel a troca gasosa em conjunto com outros órgãos que também tem como papel a troca gasosa, formam o sistema e para formar o sistema respiratório é necessário células respiratórias.
Dentro dos diversos sistemas, um dos principais é o Sistema Esquelético, esqueleto do corpo humano que é composto por 206 ossos.
Na anatomia não preciso saber apenas o nome do Fêmur, é preciso que se saiba o nome de todos os acidentes que são alterações que tem no fêmur, ex: O fêmur é composto pela cabeça do fêmur, colo da cabeça do fêmur, trocanter maior, trocanter menor, diáfise, faceta lateral, faceta medial...em um único osso tem vários acidentes. Todos estes nomes de um único osso são chamados de acidentes ósseos. Quando tem alguma elevação ou depressão, na morfologia óssea chamam isso de acidente ósseo, esta elevação, depressão não está ali atoa, está ali porque algum tendão de músculo gruda ali ou de algum nervo que passa ali. Tudo isso é estudado na anatomia, são alterações que todo mundo tem, são alterações na morfologia óssea que todos tem. Quais são as funções do esqueleto ou do sistema esquelético? - Uma delas é a sustentação do corpo, a outra é fixação muscular. Então, todos os músculos pra gerar movimento, eles tem que se inserir nos ossos; todos os músculos, eles saem de um osso e se inserem no outro porque quando ele contrai, ele gera movimento, por ex:
No braço tenho um osso chamado Úmero, no antebraço tem 2 ossos chamados de Rádio e Ulna. O bíceps braquial sai do úmero e se insere no rádio no antebraço. Então quando ele contrai ele aproxima o antebraço do braço porque ele tem uma fixação no úmero e uma fixação no rádio. Se ele tivesse as duas fixação no úmero ele não ia aproximar nada de nada porque o osso não iria deformar ou ele iria fraturar o osso. Todos os músculos do corpo humano possuem inserções nos ossos, tem músculo que sai do fêmur e se insere na tíbia, músculo que sai da tíbia e se insere nos ossos do tarso que são os ossos do pé.
Todos os músculos do nosso corpo humano vão se inserir, vão ter pontos de fixação nos ossos. Sempre que um osso se une a outro ele se articula com outro osso e nesta região temos uma articulação. No caso, o osso do fêmur, se une com o osso da tíbia, nós temos uma articulação, articulação do joelho.
As principais funções do sistema esquelético são:
1 - sustentação do corpo (só conseguimos ficar em pé graças a estrutura óssea);
2- servir como ponto de fixação muscular;
Ex: ossos da coluna vertebral, a região cervical, pescoço, região torácica, costas, o osso chamado escápula. Tenho um músculo que ele sai de um osso e gruda em outro osso, então o sistema ósseo, o sistema esquelético serve como ponto de fixação para estes músculos, não só estes, mas todos os músculos do corpo humano vão grudar em algum osso e se inserir em um outro osso. Neste caso ele sai da cervical e gruda na escápula. Quando este músculo contrair, ele vai puxar a escápula para cima. Esta função de fixação muscular serve pra gerar movimento. Sempre que um músculo que está inserido em dois ossos, ele contrai, ele vai tracionar alguém para algum lugar ou ele vai tracionar no caso o pescoço pra baixo ou vai tracionar o ombro pra cima.
Isso é importante, temos 206 ossos, tenho espalhado por todos os ossos vários músculos, cada um com sua função diferente.
*Quem faz movimento é o músculo e quem possibilita este movimento é a articulação que está entre um osso e outro osso.
Então uma das principais funções do sistema esquelético é servir como ponto de fixação muscular. Os músculos do nosso corpo humano precisam se fixar de um osso e se inserir em um outro.
* junta é o nome popular para articulação.
4 - Função hematopoética: termo utilizado pra descrever a produção de sangue, de células sanguíneas (glóbulos brancos) que são produzidos dentro dos ossos, ex. transplante de medula óssea para pessoas que tem anemia, alguma alteração sanguínea. O transplante de medula óssea nada mais é que punção através da seringa dentro do fêmur que ali está a maior medula óssea do corpo humano que passa dentro dos ossos. No corpo humano temos 2 tipos de medula, uma que é do sistema nervoso que fica na coluna e outra que é a óssea que passa no interior do fêmur.
Sistema articular
sempre quando um osso se conecta, gruda com outro osso, tenho ali uma articulação, tenho uma região que o osso se articula com outro osso, ou desliza, rola. Tenho uma articulação para produzir movimento. Ex.
osso chamado de fêmur e osso chamado de tíbia quando eles se unem tenho uma articulação chamada de articulação do joelho. O úmero, osso do braço se unindo com o rádio e a una que são os dois ossos do antebraço tenho uma articulação chamada de articulação do cotovelo.
Onde uma perna se une com os ossos do pé, tenho uma articulação do tornozelo.
articulações: ombro, cotovelo, punho, mãos e dedos.
coluna, quadril, joelho, tornozelo, pé e dedos. Todas estas regiões são regiões onde ossos se articulam com ossos. Sistema articular é conexão, a junção de um osso com outro com objetivo de permitir movimento.
Sistema Muscular
visão dos músculos pelo ponto de vista superficial. Vista anterior e Vista posterior.
O corpo humano é constituído por 206 ossos. Embaixo dos músculos temos ossos, então todos estes músculos estão fixados em algum osso pra gerar movimento.
Ex 1 - músculo peitoral sai do osso esterno (osso que temos no centro) e se insere lá no ombro, no úmero, então quando ele contrai, ele traz o ombro pra próximo. A função dos músculos é gerar movimento.
Ex 2 - músculo quadríceps ele fica na região anterior da coxa e se insere na região anterior da tíbia, quando ele contrair, vai estender o joelho, esticar o o joelho. Sempre que estendermos o joelho estaremos contraindo o quadríceps e quem está gerando o movimento de extensão do joelho é o quadríceps e quem está permitindo o movimento de extensão do joelho é a articulação do joelho. Podemos ver que uma coisa tem totalmente relação com a outra, tenho meus ossos, meus músculos e tenho articulação. Quando um músculo contrai , ele traz o osso próximo do outro e a articulação que está no meio dos dois é o que permite que isso ocorra.
*músculo voluntário é aquele que eu contraio quando eu quero, ex: contrair o bíceps
*músculo involuntário é aquele músculo que ele contrai mesmo que se eu não quiser, ex: coração.
O coração é um músculo involuntário e todos os outros são voluntários.
Todo o movimento do corpo humano é gerado por músculos. Temos diversos músculos na face.
*Quem pisca o nosso olho, quem sorri, mastiga, são os músculos. É comum termos dores ou lesões de origem muscular. Imagine que ao darmos uma gargalhada estamos contraindo cerca de 30 músculos. Muitas dores de cabeça estão relacionadas com a tensão muscular da face.
*A boca é formada por músculo.
Sistema Circulatório
É formado por um conjunto de tubos que são as veias ou artérias que se acoplam para uma única direção, é um sistema fechado, a única direção é o coração. Tenho um coração que sai artérias e as veias chegam neste mesmo coração, é um circuito fechado.
Artéria transporta o sangue rico em O2 (oxigênio) e as veias trazem o oxigênio rico em gás carbônico CO2. A artéria sai do coração levando o sangue rico em oxigênio e recebendo gás carbônico e em algum ponto vira uma veia e volta ao coração, formando assim um circuito fechado.
A função do coração é bombear o sangue. O coração contrai numa sincronia extremamente complexa entre átrios e ventrículo. O sangue sai do coração com grande quantidade de oxigênio (O2) e vai nutrindo todos os músculos, fígado, rim, nutre todos os órgãos e tecidos. Sempre que a artéria deixa oxigênio e pega gás carbônico, chega um momento que esta artéria está com muito gás carbônico e passa a ser chamada de veia, e esta veia volta para o coração.
O coração é dividido em 4 partes: átrio direito, esquerdo, ventrículo direito e esquerdo.
* o azul no desenho representa artéria rica em oxigênio.
* o vermelho representa veia rica em gás carbônico.
* toda região do corpo humano tem veias.
* miocárdio = músculo cardíaco. Na anatomia a palavra mio = músculo - cardio = cardíaco
Sistema Linfático
É um sistema paralelo ao sistema circulatório, é muito comum onde tem um vaso ou uma artéria, há passando próximo um vaso linfático. O vaso linfático é um tubo que carrega linfa que é uma substância totalmente diferente do sangue, é uma substância que passa no nosso organismo carregando os nutrientes. A grande maioria dos nutrientes do nosso organismo quem carrega é a linfa que passa pelos vasos linfáticos. Ela tem também como função remover resultados finais, produtos finais de um processo inflamatório.
Ex 1 - Edema de uma torção de tornozelo.Possuímos gânglios na região iguinal, gânglios na região axilar, gânglios na região cervical (embaixo do pescoço) e gânglios na região poplítea.
Existe movimentos circulares que estimulam os gânglios.Os gânglios são as estruturas do corpo humano ou órgãos que drenam a linfa que é excretada através da urina.
Sistema Esquelético
Conjunto de ossos e cartilagem que se interligam para formar o arcabouço do corpo humano.
Osteologia - estuda ossos ou estruturas esqueléticas.
Funções - Proteção para os órgãos- Os ossos das costelas protegem o coração e o pulmão. A grande maioria dos ossos, a calota craniana, o osso do crânio protege uma das estruturas mais nobres do corpo humano, o cérebro e toda a massa encefálica. Então os ossos ou sistema esquelético tem como função proteger os nossos órgãos, outra função é a sustentação e conformação do corpo. Uma pessoa será alta ou baixa de acordo com a conformação de seus ossos. A conformação óssea é a que vai dar a conformação do corpo, indivíduo mais alto tem ossos mais longos que indivíduos mais baixos. Conseguimos ficar em pé graças a estrutura óssea.
Armazenamento de minerais - a estrutura óssea armazena alguns minerais que são utilizados pelo nosso organismo, potássio, cálcio e minerais que utilizados em outras partes do corpo são produzido e utilizado pelo osso.
Permitir o deslocamento do corpo - Ossos permitem os movimentos, ossos bem nutridos, permitem melhor do que ossos não bem nutridos.
Produção de células sanguíneas (glóbulos brancos- defesa) - são produzidos na medula óssea (canal que fica dentro dos nossos ossos).
O nosso esqueleto ou sistema esquelético é dividido em esqueleto axial e esqueleto perpendicular.
o esqueleto axial envolve os ossos que se encontram no plano sagital mediano (corta o indivíduo lateral direita e esquerda). Então todos estes ossos pertencentes à cabeça, pescoço e tronco são ossos pertencentes ao esqueleto Axial, enquanto que os ossos que pertencem ao esqueleto perpendicular são os ossos dos membros. Ossos do membro inferior ou ossos dos membros inferiores e os ossos dos membros superiores.
Esqueleto Perpendicular são os membros superiores e os membros inferiores (braços, pernas). O restante são Axial.
Divisão do esqueleto - Temos um sistema esquelético que é dividido em Axial e perpendicular. Para que o corpo humano possa funcionar de uma forma adequada existe a necessidade de uma conexão entre estes esqueletos. É preciso conectar o esqueleto perpendicular ao esqueleto axial, esta conexão é dada por um sistema chamado de Cíngulo.
O cíngulo do membro superior que é o que conecta ao esqueleto perpendicular do membro superior ao esqueleto axial.
O cíngulo do membro inferior é quem conecta os ossos do esqueleto perpendicular do membro inferior aos ossos do esqueleto axial.
O cíngulo do membro superior é composto pela escápula e a clavícula e o cíngulo do membro inferior é composto pelo quadril e pelo sacro. Estes 4 ossos são ossos que conectam o esqueleto perpendicular ao esqueleto axial, ex: escápula encontrada na região posterior do tronco une, conecta o esqueleto perpendicular ao esqueleto axial. A escápula que é posterior em conjunto com a clavícula que é anterior, tenho uma clavícula anterior e posterior, estes dois ossos unem o esqueleto perpendicular ao esqueleto axial, estes dois ossos formam o cíngulo do membro superior. Então o cíngulo do membro superior sãos os ossos que unem o esqueleto perpendicular superior ao esqueleto axial e este cíngulo do membro superior é formado por escápula (posterior) e clavícula (anterior).
Cíngulo do membro inferior - é composto pelos ossos do quadril e pelo osso do sacro. Tem como função os ossos do esqueleto perpendicular (inferior) aos ossos do quadril axial.
Um indivíduo adulto desenvolvido tem 206 ossos. Os ossos podem ser classificados de acordo com a posição e o formato dos ossos. Quando ele é classificado de acordo com a posição ele é classificado como axial ou perpendicular. A classificação mais utilizada na anatomia é a classificação de acordo com o formato do osso, porém existe esta classificação de acordo a topografia, local, região que este osso se encontra, ex:
A patela( antiga rótula) é um osso perpendicular.
Classificação dos ossos
1 - de acordo com a topografia axial ou perpendicular.
2 - De acordo com a forma do osso ou ao formato do osso.
Um dos principais são chamados de ossos longos, são os que tem comprimento maior que espessura e o diâmetro. Osso longo é aquele que tem seu comprimento maior que diâmetro, espessura e largura. A
Una (osso do antebraço), Úmero (osso do braço), Fêmur (osso longo), Tíbia a Fíbia são ossos longos e são tubolares, são estes ossos que produzem uma maior quantidade células sanguíneas, são estes ossos que produzem em maior quantidade células sanguíneas.
* hematopoética é a produção de células sanguíneas.
Os ossos longos são divididos de Epífise e Diáfise.
Todo osso possui uma epífise proximal e uma epífise distal.
A epífise (cabeça) proximal é a região ou extremidade do osso que está mais próxima do centro do corpo.
A epífise (cabeça) distal é a região ou extremidade do osso que está mais longe do centro.
Ex: Fêmur que se articula com joelho (olhar para a cabeça do fêmur).
Todos os ossos longos são divididos em epífises (cabeça de cima), diáfise (seria o corpo, tronco do osso) e epífise novamente (seria a cabeça, extremidade do osso). São classificadas como distal ou proximal dependendo da região que elas se encontram.
Epífise são extremidades. A extremidade da tíbia que estás no joelho é proximal e a epífise da tíbia que está no tornozelo é distal.
***Todo osso longo tem uma diáfise e duas epífises. As epífises podem ser classificadas como distal e proximal. A proximal é a que está mais próxima do plano sagital mediano e a distal é a que está mais distante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflexão e equilíbrio sempre !
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.