Existe 501 músculos no corpo humano.
Morfologia - anatomia microscópica = Citologia (estudo das células) e Histologia (estudo dos tecidos).
Anatomia macroscópica = estudo através da dissecação.
A Anatomia Sistêmica corresponde aos diversos estudos dos sistemas do corpo humano.
Sistema Respiratório
Sistema Digestório ex:
Sistema Urinário
Sistema Muscular
Sistema Genital
sistema Muscular
Sistema Gastro Intestinal
A Anatomia Topográfica corresponde ao estudo de uma região específica. Quando ela estuda esta região ela aborda todos os tecidos, estruturas desta região, ex: Anatomia topográfica da coxa - estuda desde pele, fácia, músculos, nervos, vasos, ossos.
Anatomia Aplicada é o estudo de uma estrutura específica com o objetivo de se estudar a nível físico e fisiológico a fim de descobrir possíveis doenças que acometam esta estrutura e formas de tratamento para estas doenças, por exemplo: Anatomia aplicada ao Pulmão - estudo do pulmão, as características físicas, fisiológicas do pulmão, das doenças que podem acometer este pulmão e dos possíveis métodos de tratamento pra estas doenças que acometam o pulmão.
Anatomia Radiológica é o estudo da anatomia através de imagem. Ex: tomografia, densiometria óssea, angiografia, radiografia, mamografia, colonoscopia, todos os exames de imagem que mostram como está aquela estrutura anatômica são formas de estudos através da anatomia radiológica.
Anatomia antropológica corresponde ao estudo da anatomia através de diferentes idades, por exemplo ela estuda muito indivíduos idosos, quais são as características dos indivíduos idosos diferentes dos indivíduos adultos, das crianças, então ela se baseia no estudo da anatomia através da idade. As características étnicas de cada um ela leva em consideração para estudar diferentes tipos ou alterações na anatomia destas pessoas.
Divisão do corpo Humano
O corpo humano do ponto de vista anatômico é dividido em: Cabeça, Pescoço, Tronco e Membros. Os membros são divididos em:
Membros Superiores (braços) = MMSS (plural) ou MS (singular)
Membros Inferiores (pernas) = MMII (plural) ou MI (singular)
Exemplo 1: Paciente sexo masculino 22 anos sofreu acidente automobilístico e teve fratura em MMII = significa que teve fratura nas duas pernas.
Exemplo 2: Paciente sexo masculino 22 anos sofreu acidente automobilístico e teve fratura em MMII e MSE = significa que teve fratura nas 2 pernas e no braço esquerdo.
Lembrando que MS= membro superior, pode vir acompanhado de um "D" ou "E" que significa = membro superior direito ou membro superior esquerdo que nada mais é que braço direito e braço esquerdo.
Lembrando que MI = membro inferior, pode vir acompanhado de um " D" ou "E" = membro inferior direito ou membro inferior esquerdo que nada mais é que perna direita ou esquerda.
Obs: Quando tiver MMII ou MMSS nunca vai vir acompanhado de um "D" ou 'E" porque já estou me referindo as 2 pernas e os 2 braços.
Dica - Se for falar no singular apenas um braço ou uma perna, usa MS ou MI que pode vir acompanhado de um "D" ou "E".
Se for falar no plural braço ou perna usa MMSS ou MMII.
Um ex: Se vocês forem contratados de uma clínica multiprofissional, vamos supor que um paciente faz massagem com vocês, ele faz tratamento com algum outro profissional ou passa por um médico, é necessário a evolução diária. Evolução é tudo o que você faz com o paciente. Neste exemplo digamos que você tratou seu paciente usando a técnica de Shantala. Você deve preencher na ficha dele para que você se proteja e que outros profissionais possam saber o que você fez, deve colocar na ficha dele o que fez por exemplo: paciente chegou com dor ou sem dor, foi tratado com massoterapia técnica tal e aí se fazem um tratamento na cocha esquerda do paciente não poderão escrever realizado técnica de Shantala na coxa esquerda do paciente, deverão escrever - realizado técnica de Shantala em membro inferior esquerdo.
Realizado técnica de Shantala em região anterior da coxa do MI esquerdo = massagem na frente da coxa da perna esquerda daquele paciente. Dependendo do lugar, deverão especificar onde fizeram, ex: se estiver realizando uma técnica de drenagem, o paciente tem alguma lesão, ele tem vazamento de líquido e inchaço na perna, vocês precisam descrever qual região da perna do paciente fizeram drenagem. Se vcs não descrevem isso, por ex, o paciente tratou com vocês de manhã, é um paciente hipertenso por exemplo, só que vocês fizeram a técnica adequada, só fizeram a drenagem na região anterior da coxa, aferiram a pressão do paciente e verificaram que ele não teve alteração da pressão arterial, este paciente foi embora pra casa e por algum motivo ele passou mal e teve que ser internado, este paciente começa a achar que a culpa é de vocês por causa da massagem que elevou a pressão dele e que ele passou mal. Ele vai e entra com um processo contra vocês ou contra a clínica. Se vocês tiverem documentado, assinado por vocês data, o que e quando vocês fizeram e onde vocês fizeram no paciente, isso protege vocês. Agora baixa a fiscalização lá pedem a ficha de atendimento do fulano e na ficha de atendimento não tem a evolução ou está mal descrito o que vocês fizeram aí, isso pode ser problema para vocês lá na frente. Existem clínicas que ele assina um termo já no início, ex, ele pagou 10 sessões de tratamento, ele já assina um termo, só que todos os dias vocês precisam evoluir e assinar, as vezes evoluir, carimbar e assinar e isso serve como proteção futura pra vocês. Agora se vocês escrevem de qualquer jeito e se baixa a fiscalização um dia e se ele entra com um processo, em termos gerais a casa cai para vocês.
Geralmente a sigla "D" e "E" que corresponde a lado ela vem circulado, por exemplo, se escrevo lá MID o D que corresponde a lado vem circulado. Recapitulando: Membro superior corresponde a braço e membro inferior corresponde a perna. Os dois MM e os dois II corresponde a plural.
A terminologia, os nomes usados na anatomia, eles sempre estão de acordo com 3 coisas. Estes fatores são de acordo com a ação, função do músculo, forma do músculo, desenho do músculo ou da estrutura e posição. Então sempre ou na grande maioria das vezes o nome da estrutura anatômica vai estar de acordo com onde ou posição que esta estrutura se encontra, por ex: O nervo chamado de \Nervo Mediano,porque ele fica entre o nervo que é medial e o nervo que é lateral, esta estrutura é chamada de músculo elevador da escápula, recebe este nome porque ele levanta a escápula, de acordo com a ação deste músculo ele recebe este nome. Este outro músculo localizado no ombro recebe o nome de Deltoide porque ele tem formato de um delta. Então na grande maioria das vezes o nome das estruturas anatômicas elas vão estar de acordo com a sua ação ou função que é a mesma coisa, de acordo ao seu formato ou de acordo à sua localização. Estes são os 3 fatores que denominam uma estrutura anatômica na grande maioria dos casos.
Quando falarmos de nomenclatura da posição existe tudo que é lateral, tudo que é voltado ao meio.
Tudo que é pra lateral é chamado de Lateral.
Tudo que é voltado ao meio é chamado de Medial
Quando tem algo entre lateral e medial chamamos de Mediano.
Na posição anatômica, o indivíduo está em pé com a palma da mão voltada parta a frente, ou seja, se eu tenho um nervo que é voltado ou está próximo do polegar este nervo é lateral porque ele está longe do meu eixo medial, do meu eixo sagital mediano, então ele é chamado de nervo lateral, na realidade ele recebe o nome de nervo radial por causa do osso do rádio, mas ele é um nervo lateral. Se eu tenho um outro nervo no antebraço voltado para este eixo sagital mediano, ele recebe o nome de nervo medial. Próximo do quinto dedo eu tenho um outro nervo que recebe o nome de nervo medial porque ele está voltado para o eixo sagital mediano, só que ele recebe o nome de nervo lunar porque ele está em cima da luna. Se eu tenho um nervo que fica entre o lateral e entre o medial ele recebe o nome de nervo mediano.
Existe uma posição anatômica definida mundialmente para eu conseguir dar o nome de lateral, medial, mediano, superior, inferior. Então a posição da descrição anatômica do indivíduo é: posição ereta (em pé) com a palma das mãos voltadas para a frente e os braços estendidos ao longo do corpo. Então descreveremos de tal modo abaixo como na figura.
Indivíduo em posição ereta (em pé), palmas da mão voltadas para a frente e os braços estendidos ao longo do corpo.
Indivíduo em pé, (posição ereta), membros inferiores unidos e os pés voltados para a frente. Braços estendidos ao longo do corpo com a palma da mão voltada para a frente e a cabeça olhando para o horizonte.
Quando formos descrever a posição anatômica temos que ter na cabeça a posição das pernas do indivíduo, posição dos braços e a posição da cabeça. Estes 3 pontos devem ser lembrado obrigatoriamente.
Posição Anatômica
Podemos observar o indivíduo nestas 3 vistas
Posição vista Anterior (frente);
Posição vista Lateral (lado);
Posição vista Posterior (atrás)
Obs: Nunca usar o termo frente, costas e lado. O termo correto é anterior, posterior e lateral.
Existe um sinônimo quando falamos de anterior no tronco. O sinônimo dado para anterior no tronco é Ventral.
O sinônimo dado para posterior no tronco é Dorsal.
As maneiras de avaliação ou estudo da anatomia são:
Inspeção = Observar, olhar para a região, ver os sinais.
Apalpação = tocar, realizar pressão na região.
Percussão = Fazer um teste de reflexo neurológico, ex: médico avaliando o abdômen com gases, ele ouve o barulho que faz com os dedos e não os gases, martelinho no joelho; é ouvir o barulho que ele escuta pela batida.
Auscuta = Ouvir um som, ex: colocando o ouvido no tórax ou ouvir através do estetoscópio.
Mensuração = medida, ex; usar fita métrica para medição da coxa, medir o peso através da balança, uso do esfigmo manômetro = aparelho que afere a pressão.
Dissecação = Cortar para observar a olho nu,
Através da Imagem = anatomia radiológica.
Conceito de Normalidade na anatomia, Variação anatômica, Anomalia e Monstruosidade
Normal na anatomia é aquilo que é considerado mais frequente.
Normal na medicina é aquilo que é sadio. Ex: um indivíduo sem braço e for sadio, para o médico ele é normal, mas para os anatomistas ele não é normal, pois o normal é aquilo que é mais frequente e a falta de um braço é considerado anormal.
Variação anatômica é quando a pessoa tem algo diferente que não causa prejuízo funcional para ela,
Ex.1 -Variação de tamanho de estômago mas que não causa prejuízo funcional para que o indivíduo sobreviva normalmente;
Ex. 2 - falta de um membro p/ um indivíduo...desde que não traga nenhum prejuízo e ele possa viver normalmente;
Ex.3 - dente de siso.
Ex.4 - gênero é considerado um fator que leva a variação anatômica porque a conformação das estruturas ósseas, musculares, nervosas e até questões hormonais são diferente do homem para a mulher. O fato gênero é algo que gera esta variação anatômica. Mulheres tem alterações hormonais que os homens não tem; os homens tem estrutura muscular diferente das mulheres. o fator gênero leva a pequenas variações anatômicas, só que o fato da mulher ter variações hormonais não significa que tenha algum prejuízo funcional.
Ex.5 - Pele de criança x pele de idoso.
Exste também variação anatômica no Biotipo da pessoa:
Longelíneos = tem membros alongados, finos (membros MMII e MMSS).
Normolíneo = pessoa com aparência física próxima ou normal.
Brevilíneo = MMSS e MMII curtos, baixos. O normal é ser proporcional.
Sempre usaremos como referência o tronco para esta classificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Reflexão e equilíbrio sempre !
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.