sexta-feira, 27 de março de 2015

Aula do Professor Antonio 19/03/2015

Questões de Estudo para Prova.

1 - Defina SNC (sistema nervoso central)

R. O sistema nervoso central é aquele que se localiza dentro das cavidades craniana (crânio) e da coluna vertebral.

É responsável por receber e processar informações;

É é constituído de encéfalo e medula espinhal;

O encéfalo é dividido em cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

O cérebro é constituído pelos hemisférios cerebrais Telencéfalo e Diencéfalo. Cada tipo coordena uma função específica.

O cerebelo coordena os movimentos e a postura corporal mantendo nosso equilíbrio e permite que façamos determinadas tarefas.

O tronco encefálico que é formado por apenas substância branca é constituído de:

Mesencéfalo - que recebe e coordena informações relativas ao tônus muscular e postura corporal. É responsável pelos reflexos visuais e auditivos.

Ponte - que também auxilia no tônus e postura muscular , controla a respiração e coordena a movimentação do corpo, inclusive de olhos e pescoço.

Bulbo - que também é chamado de bulbo raquidiano participa de processos vitais como respiração, batimentos cardíacos e vasoconstrição.

A medula espinhal se localiza nas vértebras, ela é quem primeiramente recebe as informações transmitidas das mais diferentes regiões do corpo e depois encaminhas para o encéfalo que conduz às regiões específicas. A medula é responsável pelos reflexos rápidos e graças aos 31 nervos espinhais que ela contém.

O líquor que está na medula espinhal é responsável pela nutrição do SNC e pela minimização dos possíveis traumas causados por choques mecânicos.


2 - Defina Nervos Cranianos.

R. os nervos cranianos correspondem a um conjunto de fibras nervosas unidas por um tecido conjuntivo, organizadas em feixes sendo responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. As fibras sensoriais levam impulso das células para o sistema nervoso central.
As fibras motoras levam impulsos do sistema nervoso central aos músculos.

Nervos cranianos partem do encéfalo em 12 pares, conectando-o a órgãos do sentido e músculos,
principalmente os localizados na região da cabeça. 


3 - Quais as funções da Hipófise?

R. A hipófise é responsável pela síntese de numerosos e importantes hormônios. Ela é responsável pela regulação da atividades de outras glândulas e de várias funções do organismo. Produz o hormônio do crescimento, hormônio estimulante da tireoide, adrenocorticotropina, hormônio diurético e a ocitocina. Atua indiretamente no controle funcional de diversos órgãos do corpo.


4 - Defina Nervos Espinhais.

R. São aqueles que fazem conexão com a medula espinhal  e são responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos que saem do tronco, dos membros superiores e partes da cabeça.
São ao todo 31 pares que destes 8 pares são de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.
Cada nervo espinhal é formado pela união das raízes dorsal (sensitiva que é composto por somente fibras nervosas de neurônios sensitivos ) e ventral (motora que é formado por apenas fibras nervosas de neurônios motores). 
O nervo espinhal é formado pela união das raízes dorsal, ventral e do gânglio espinhal que é formado por um conjunto de células nervosas na raiz dorsal do nervo espinhal.


5 - Explique como levar o cliente ao "céu".

R. Nossa área principal de massagem no paciente vai ser as costas porque iremos trabalhar todos os nervos espinhais. Quando trabalhamos estes nervos, estimulamos a ocitocina e ela sobe pela medula espinhal, bulbo, vai para o cerebelo e ela infunde o hipotálamo e a ocitocina se soma ao oxigênio no cérebro. 
Então quando fazemos a massagem, estamos relaxando todos os gânglios e nervos espinhais, a ocitocina vai subindo pelos nervos espinhais, sobe pela medula e vai chegar nos nervos cranianos onde ocorre uma pressão nestes nervos e a ocitocina entra com o oxigênio no hipotálamo e chega até a glândula hipófise.

 Esta glândula infundida por oxigênio e ocitocina dá um choque, uma frequência elétrica no hipotálamo que emite um som que sobe até a camada externa do cérebro e libera imagens que estão armazenadas e assim com a reverberação, ocorre a visão de imagens de tempos passados,  coisas que são traumas de infância, recalques. 
O paciente tem estados alterados de consciência quando fazemos a massagem relaxante porque estes movimentos nos nervos espinhais levam a mensagem para os nervos cranianos e infundem o hipotálamo, gera o som de uma descarga elétrica que é um choque no hipotálamo e este gera uma vibração para as camadas externas do cérebro, razão pela qual devemos fazer massagem com música, um som onde o tom em *Si menor libera a memória do paciente.

Em síntese no nosso trabalho iremos estimular os nervos espinhais para relaxar os nervos cranianos a fim de infundir hormônio (ocitocina) no hipotálamo para dar um choque na hipófise e ela vai emitir um som que irá reverberar e soltar imagens que estão no cérebro.
Deixar o paciente relaxado por 5 a 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão e equilíbrio sempre !

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.